As Lendas de Ghondran
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Mensagem por Erevan Sterck Ter Jul 24 2012, 22:02

Olá, esse fórum se trata de um rpg, um jogo aonde você cria seu personagem e interagem com historias e personagens de outros jogadores, a medida do jogo seu personagem irá participar de batalhas e fazer ações perigosas, no forum tudo que seu personagem faz será dito em sua NARRAÇÃO, a narração é a coisa mais importante em jogo, mas mesmo narrando que fez tal ação devemos saber mesmo se seu personagem tem a capacidade de fazer tal ato.

No rpg existe membros denominados Game Masters , esses membros irão, quando você faz tal ação, narrar o que aconteceu, narrar a conseqüência de sua ação. O Gm (Game Master) será um juiz, ele irá observar a narração de cada um e os atributos dos jogadores, os atributos são o que representa a capacidade do jogador para fazer a ação narrada.

No tópico "Criando a Ficha do Personagem", contém uma explicação sobre cada atributo, o que cada um representa. Os atributos são a chave para os chamados TESTES. Os testes são usados para saber se a ação do personagem foi sucedida. Diferente da grande maioria dos Rpgs tradicionais, esse não conta com a presença do Dado, isso porque esse processo pode atrasar o ritmo do jogo, e o mais importante aqui é a narração.

Os testes funcionam de maneira simples, o jogador narra a ação de seu personagem, o GM analisa sua ação e então compara com seus atributos, assim como os bônus e penalidades de suas vantagens e desvantagens. Com esse numero representativo, o GM consegue então decidir se a ação do jogador foi sucedida ou fracassada, então por fim ele posta o que ocorreu depois da ação do personagem, quais as consequências.

Nesse caso, percebesse que o sistema é muito simples, afinal basta você narrar sua ação e esperar o GM postar o que aconteceu depois, afinal ele poderá dizer o que ocorreu se baseando em sua ficha.

Batalhas


Nas batalhas, os atributos não revelam a verdadeira capacidade do personagem, muitas ações nas batalhas necessitam de um novo valor, abaixo se encontra os valores em que o Gm avalia nas batalhas, veja:

Em combate aonde se usa espada, lança ou ataques marciais diretos, como socos e chutes, esses ataques requerem um pouco de força e agilidade, então o seguinte calculo é utilizado:

Ataque Físico (lâmina leve ou golpes marciais)

Força+Agilidade=X/2=Y

EX:
4+2=6/2= 3

Ao utilizar armas de grande porte, armas de esmagamento como martelo e machado deve-se utilizar a força e a resistência, veja:

Ataque Físico (armas de esmagamento)

Força+Resistência=X/2=Y

EX:
4+3=7/2= 3,5

Quando seu personagem utiliza ataques mágicos, utilizando orbes, cajados e outros objetos de canalização, o jogador utiliza a sua inteligência e sua mira, veja:

Ataque Magico (Magias)

Inteligência+Mira=X/2=Y

EX:
3+2=5/2= 2,5

Quando seu personagem utiliza arco e flecha, arremessa uma adaga ou até um objeto qualquer, como pedra ou madeira, o jogador utiliza a agilidade e a mira, veja:

Ataque a Distancia (objetos e armas)

Agilidade+Mira=X/2=Y

EX:
4+4=8/2= 4

Atenção!: A narração, mesmo com os pontos, não será indispensável. Uma narração ruim poderá lhe trazer consequências, mesmo se o valor do atributo for bom!

Bem, sabendo o valor do ataque, o Gm irá avaliar a narração e comparar o valor obtido com o atributo Defesa (se o oponente usou algo para se defender) ou esquiva (se ele tentou desviar do ataque), se o resultado do ataque for maior que a defesa/esquiva há mais chances para o ataque ter sucesso, se o valor do ataque for menor ou igual ao valor da defesa/esquiva, há mais chances para a defesa ter sucesso. Mas lembre isso só serve como uma média, o que vai mesmo resolver isso é a NARRAÇÃO

Dano: Se o ataque tiver sucesso, o personagem irá causar um dano no alvo, esse dano irá ser retirado do HP do oponente, deixando o mesmo mais próximo da derrota. Veja abaixo como será calculado os danos, dependendo do ataque usado:

Ataque Magico (Magias): Dano da Habilidade + Inteligência + Bônus do Implemento = X/2 = Y.

Ataque Físico (Armas de Esmagamento/Lâminas): Dano da Habilidade + Força + Arma = X/2 = Y.

Ataque Físico Corporal (Soqueiras/Caneleiras): Dano da Habilidade + Agilidade + Arma = X/2 = Y.

Ataque a Distância (Objetos e armas): Dano da Habilidade + Agilidade + Arma = X/2 = Y.

Ataque Sem Habilidade: Atributo + Arma ou implemento=X/2=Y

Ataque Desarmado (Soco, Chute, Cabeçada, etc): Força/2 = Y

Número de Ações:
Durante um poste o seu personagem tem certas limitações de quantas ações pode fazer, mas isso se divide em duas partes, dentro e fora de um combate, veja abaixo:

Fora de um combate:
Quando seu personagem estiver fora de um combate ele poderá fazer quantas ações deseja, desde que não fuja do bom senso, afinal o tempo é relativo nesses posts, por exemplo:
Se seu personagem estiver em uma taverna, ele poderá ir até o balcão, falar com o taverneiro, pedir uma bebida, pagar para o mesmo, voltar para sua mesa, beber sua bebida e ainda perguntar algo para seu companheiro.
No exemplo acima as ações foram feitas em questões de minutos, e suas ações estão limitadas nesse tempo. Seguindo outro exemplo:
Seu personagem foi até o portão, lá falou com o guarda, seguiu pela estrada em direção ao norte.
O exemplo acima é constituído por poucas ações, mas o tempo é relativo, afinal o GM pode postar que ele chegou em outra cidade horas depois. Por isso apenas narrem o que desejam dentro do possível...

Dentro de um combate:
Dentro de um combate, o personagem está limitado em um padrão de ações, isso porque um combate ocorre em um tempo determinado, cada post é questões de segundos. Veja quantas ações você pode fazer em um combate:

->Falas: As falas são liberadas seguindo o bom senso, você não conseguiria falar muita coisa em poucos segundos.

->Movimentação: Movimentação, assim como a fala, deve seguir o bom senso, isso porque o seu personagem não consegue andar km em segundos. Em um post você só consegue percorrer alguns metros, então esteja ciente disso.

->Ataques: Os ataques possuem um numero padrão, em um post seu personagem pode atacar no máximo usando 1 habilidade e 3 ataque básicos, ou seja, se usa armas, poderá realizar uma habilidade e atacar mais 3 vezes com suas armas. Se for uma classe magica irá usar uma habilidade e mais 3 magias básicas. Não é necessário usar de todos esses ataques, mas se deseja esse é o máximo.

-> Suporte: Os suportes são habilidades que visam auxiliar ou melhorar alguma ação que deseja realizar, seja ataque ou defesa. A utilização dessas habilidades para o ataque só serão utilizadas se o personagem não realizar nenhum ataque básico no seu poste. E se o suporte ter como efeito melhorar os ataques básicos (E assim você utilizá-los) não será permitido usar 1 habilidade de ataque. Só poderá usar 1 suporte nos postes de defesa.

->Defesas: As ações de defesa e esquiva são ilimitadas, porém se deseja usar uma habilidade para se defender ou esquivar você poderá apenas realizar 1. As ações ilimitadas de defesa ou esquivas seguem o bom senso, você consegue nesse pouco tempo realizar poucas ações, por isso pense bem quando for defender ou esquivar de vários ataques.

->Outras ações: As outras ações são com se atirar no chão, pegar algum item, saltar, empurrar e etc. Essas ações também são ilimitadas, mas deve seguir o bom senso. Lembre-se que se o GM achar que não deu tempo para realizar todas as ações, ele irá desconsiderar algumas.

Ordem dos Posts:
Em uma batalha o personagem e seus inimigos seguem uma ordem de posts, ou seja, existe a hora certa de cada um postar seu ataque e defesa, veja:

1º Post - Apresentação do Player 1
2º Post - Apresentação do Player 2
3º Post - Ataque do Player 1
4º Post - Defesa do Player 2
5º Post - Conclusão do GM
6º Post - Ataque do Player 2
7º Post - Defesa do Player 1
8º Post - Conclusão do GM
9º Post - Ataque do Player 1
...

Post de Apresentação: Nesse post o jogador narra o inicio da batalha, sua chegada do local. Quando você se deparar com algum inimigo (NPC) em alguma missão, pode ser que esses post não seja necessário, principalmente se um surpreender o outro.
Post de Ataque: Nesse post o jogador irá narrar seu ataque, seguindo as regras antes já ditas.
Post de Defesa: Nesse post o jogador irá narrar sua defesa, seguindo as regras antes já ditas.
Conclusão do GM: Nesse post o GM irá narrar as conclusões do ataque e da defesa dos jogadores (ou Npcs). Ele irá falar o que aconteceu, narrando as consequências dessa parte da batalha.


Erevan Sterck
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