4 - Vantagens e Desvantagens
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4 - Vantagens e Desvantagens
Vantagens são habilidades que seu personagem adquire como uma característica própria, são habilidade que não gastam SP e não são consideradas magias.Cada vantagem tem um custo, este devendo ser tirado de seus Pontos para Construção de Personagem.
Ao contrário das Vantagens, Desvantagens não custam pontos, porém CONCEDEM pontos. Ou seja, se o personagem escolhe uma desvantagem de 1 ponto, ele ganha 1 ponto extra. O personagem só pode ter no máximo 5 desvantagens quando criar sua ficha de personagem.
Se você tiver alguma sugestão de vantagem ou desvantagem mande por Mp para algum Administrador, se for aprovada sua sugestão será adicionada aqui. Avisaremos quando uma nova vantagem ou desvantagem for adicionada.
Ao contrário das Vantagens, Desvantagens não custam pontos, porém CONCEDEM pontos. Ou seja, se o personagem escolhe uma desvantagem de 1 ponto, ele ganha 1 ponto extra. O personagem só pode ter no máximo 5 desvantagens quando criar sua ficha de personagem.
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Vantagens
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- Adaptabilidade Cultural (1 Ponto)
O personagem está familiarizado com uma grande variedade de culturas. Tem muito conhecimento da cultura de sua raça e uma conhecimento considerável das culturas de outras raças.Adaptação ao Terreno (Variável)
O personagem tem uma grande adaptação a alguns terrenos, neles ele não sofre determinadas penalidades no sistema ou no fator narrativo. 1 ponto para cada tipo de terrenos escolhido, alguns exemplos são: campos, montanhas, florestas, deserto e etc.Ambidestria (1 Ponto)
O personagem é ambidestro, ou seja, possui habilidade equilibrada em ambas as mãos. Nesse caso o personagem não recebe penalidade em ações que receberia caso tivesse usando uma mão inábil.Bem-Humorado (1 Ponto)
O seu personagem está sempre de bem com a vida, muitas vezes ele leva as batalhas como uma diversão. Com essa vantagem o personagem pode receber bônus em determinados testes sociais.Blefe (1 Pontos)
O personagem tem o dom de blefar, ele pode usar desse dom para mentir e conquistar coisas que deseja. Essa vantagem concede bônus nesse tipo de teste.Boa Aparência ( 1 ponto )
Você transmite uma boa aparência para as pessoas ao redor, talvez por se vestir bem ou ter um rosto ou corpo bonito, isso lhe concede mais oportunidades em relação a contato social.Boa Forma (1 ponto)
O personagem está em boa forma, não de aparência, mas sim de saúde. Seja musculoso ou atletico, o personagem não recebe (ou apenas diminui) penalidades referente a resistência física, seja por exemplo por segurar a respiração ou correr por bastante tempo. (Em casos como no exemplo acima, o atributo resistência também é levado em conta, principalmente quando necessita de testes).Carisma (1 Ponto)
O personagem possui um carisma elevado, tem uma aptidão natural para impressionar ou liderar outras pessoas. Essa vantagem pode conceder bônus referente a testes sociais.Consumo Reduzido ( 1 Ponto)
O personagem consegue suportar a falta de alimento ou água por mais tempo que pessoas normais, embora ainda necessite dessa coisas.Contatos (Variável)
Você tem contatos que lhe dão ajuda e informações caso precise. Os pontos são referentes a influência do contato em questão. Um contato simples gastaria apenas 1 ponto, um contato que tem mais influência ou informações gastaria mais pontos. O jogador deve especificar quem é tal contato e quais suas influências e informações ( Lembrando que um contato não necessariamente fará favores de graça...)Deslocamento com sobrecarga (1 Ponto)
O personagem não recebe penalidades de deslocamento quando carregando uma carga elevada ou armaduras que diminuem seu deslocamento.Destemor (1 ponto)
O personagem não é facilmente assustado ou intimidado. Com tal vantagem o personagem irá adquirir bônus em determinados testes de medo e intimidação ao longo do jogo.Empatia (1 ponto)
O personagem tem uma "sensibilidade" maior referente as ações das outras pessoas. Com essa vantagem, o personagem terá maior facilidade de "sentir" o que a outra pessoa está tramando, se está falando a verdade ou está mentindo. Se está sofrendo ou realmente está alegre. O personagem ira ter bônus nesses tipos de testes.Empatia com Animais e Plantas (1 Ponto)
Assim como a vantagem empatia, o personagem tem uma certa habilidade de saber o que se passa com as demais, porém nesse caso é aplicado aos animais. O personagem terá maior facilidade de perceber se tal animal é dócil ou selvagem, se está assutado ou faminto. Em determinadas situações o uso da empatia pode ser usada em plantas (Monstros na maioria das vezes)Facilidade para Idiomas (1 Ponto)
Essa vantagem concede ao personagem uma certa facilidade referente aos idiomas. Quando ele escuta certos idiomas, ou até tenta aprende-los, ele tem maior facilidade em compreender tais idiomas. Essa vantagem não concede novas idiomas, apenas facilita o processo do personagem de entender a mesma (pode conceder bonus quando tenta traduzir uma língua desconhecida.)Falar com Animais e Plantas (2 Pontos)
O personagem conseguiu, ao longo de treinamento ou vivencia com a natureza, entender e se comunicar com os animais. O personagem consegue reproduzir sons ou gestos que influencie de certa forma a ação dos animais, de fato consegue se comunicar com os mesmos. Em determinadas situações o uso dessa vantagem pode ser usada em plantas (Monstros na maioria das vezes).Fúria de Sangue (1 Ponto)
O personagem não sofre penalidades de sangramento leve.Intuição (1 Ponto)
O personagem possui um certo dom de acertar em suas conjecturas. Quando há varias alternativas diante do personagem, e ele resolver escolher uma de forma intuitiva (sem lógica) o personagem adquire bônus em determinados testes.Lingüística (Variável)
Seu personagem passou anos estudando as línguas das outras criaturas humanoides, o motivo você pode escolher, então você consegue entender o que tais criaturas falam.
Para cada pontos gasto você escolhe uma dos idiomas do jogo, você poderá falar, entender e escrever tal idioma.Memória eidética (2 Pontos)
O personagem possui uma capacidade de se lembrar de coisas ouvidas e vistas, com um nível de detalhe quase perfeito. Essa vantagem respeita o bom senso do jogo. Coisas que seu personagem não percebeu ou detalhes que eram impossíveis de serem lembrados não vão conseguir ser revividos em uma narração, nem mesmo com a memória eidética.Mestre Cuca (1 ponto)
Você tem o dom de fazer comidas e bebidas de ótimo gosto , todos que provam e provaram sua comida sempre admiraram. Essa vantagem pode conceder bônus em casos sociais, sempre quando sua comida está em questão.Natureza (1 ponto)
O seu personagem, seja por estudo ou convivência, é capaz de distinguir plantas e animais , sabendo suas característica e utilidades.Noção de Tempo (1 Ponto)
Com essa vantagem o personagem é capaz de saber o tempo exato do momento , apenas observando o ambiente. (Lembrando que esse é o jogo de fantasia medieval, o tempo no jogo é marcado por ampulhetas ou aparelhos semelhantes. Os minutos ou segundos de extrema precisão é apenas medido por aparelhos mágicos ou coisa parecida, logo essa vantagem não é capaz de dar o tempo perfeito, mas a hora e os minutos aproximados. (Seria algo como 13h e 30 min, e não 13h, 32 min e 44 seg.)Obstinado (1 Ponto)
O personagem consegue, mesmo em meio a uma situação barulhenta e perigosa, focar sua concentração em apenas uma coisa. Ele recebe certos bônus para esse tipo de ação. ( Mas ao focar sua atenção em apenas um ação, ele esquece o que está ocorrendo em volta, o que pode ser perigoso.)
Pouco Sono (1 Ponto)
O personagem precisa de menos sono que a maioria das pessoas. A grande maioria das raças necessita de 8 horas de sono por noite, com tal vantagem o personagem consegue se sentir satisfeito com apenas 4 horas.Primeiros Socorros (1 Ponto)
Seu personagem aprendeu em certo momento de sua vida sobre algumas coisas da medicina, ele é capaz de estancar sangramentos, tratar queimaduras, realizar curativos e quem sabe anular venenos. Todas as ações referente a medicina realizadas pelo personagem irão receber bônus.
Reconhecimento Social (Variável)
O personagem é respeitado pela sociedade por algum motivo (Escolhido com a vantagem). Nesse caso, quando o personagem interage com algum personagem ou NPC que conhece o que ele fez para ser famoso, ele adquire certos bônus. Os pontos da vantagem vai depender de como o personagem se tornou respeitado, assim como qual a proporção desse reconhecimento. (Você escolhe o numero de pontos da vantagem, e depois o avaliador irá dar sua opinião).Regeneração (1 ponto)
O personagem regenera de ferimentos mais rápido (1/4 do tempo) que um humano comum. Venenos e doenças tem seus efeitos e tempo de cura reduzidos por 1/4.Resistência Dracônica (2 Ponto)
O personagem possui uma resistência em determinado elemento, mas para isso o mesmo deve ser um Draconato, afinal tal resistência se dá a suas escamas.
Quando se cria um Draconato o mesmo deve escolher um elemento, e pode adquirir mais resistências gastando pontos.
A resistência faz o Draconato diminuir o dano total em 1/4 da habilidade elemental.
OBS.: Os elementos são: Fogo, Água, Terra, Ar, Raio, Luz e Trevas.Riqueza (Variável)
O Seu personagem adquiriu de alguma forma, seja por meios honestos ou não, uma quantidade de dinheiro que o difere dos demais personagens. A cada ponto gasto nessa vantagem, o personagem recebe mais 50 moedas no dinheiro inicial. Essa vantagem só pode ser escolhida na criação do personagem, afinal depois toda riqueza será adquirida durante o jogo.Ritualista (1 pontos)
O personagem aprendeu, em algum momento de sua vida, a dominar e realizar rituais. ( Existe alguns tipos de rituais que qualquer pessoa pode realizar, mas na maioria dos casos, apenas quem tem essa vantagem poderá realizar)Sempre em Alerta (1 Ponto)
Seu personagem sempre está sempre em alerta, podendo pressentir quando está sob qualquer tipo de ameaça. Ele recebe bônus em determinados testes de percepção.Senso de Direção ( 1 Ponto)
Com tal vantagem, o personagem possui um ótimo senso de direção, ele consegue facilmente identificar aonde fica o pontos cardeais, assim como consegue se lembrar de caminhos antes percorridos, a não ser que tenha passado um bom tempo e acabou por esquecer.Sentido Aguçado (Variável)
O seu personagem, com muito treino ou por características de nascença, adquiriu a habilidades de possuir alguns sentidos aguçados. Para cada sentido escolhido, a vantagem gastará 1 ponto.
Audição Aguçada: Você pode ouvir sons muito baixos ou muito distantes.
Faro Aguçado: você tem sensores químicos capazes de farejar tão bem quanto um cão, sentir algo trazido pela brisa e distinguir as raças.
Visão Aguçada: você enxerga mais longe, com mais detalhes e mais claramente.Visão no Escuro (2 pontos)
O seu personagem tem a capacidade de enxergar no escuro claramente. Essa vantagem é apenas Racial (Drows).
Desvantagens
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- Abaixo do Peso (+1 ponto)
Seu personagem está abaixo do peso ideal, o que prejudica na realização de uma série de tarefas relacionada com sua força (e talvez, resistência).Acima do Peso (+1 ponto)
Seu personagem é acima do peso ideal, o que prejudica na realização de uma série de tarefas relacionada com sua agilidade.Altruísmo (+1 ponto)
Seu personagem é altruísta, ou seja, ele se sacrifica por outras pessoas e pouco se impota com a fama ou riqueza pessoal.Amnésia (+1 ou +2 pontos)
O personagem perdeu a memória em algum acontecimento no passado, e agora não se lembra de fatos que ocorreu antes de tal acidente. O personagem pode ter amnésia parcial (+1 ponto), se lembrando de fatos que marcam sua vida (sabe seu nome, tem certas lembranças de sua infância e etc.) mas não sabe de coisas mais recentes ou coisas que aconteceram de maneira rápida e passageira. Ou tem amnésia total (+2 pontos), nesse caso o personagem não se lembra de nada antes do acidente, nem seu próprio nome. (Para essa desvantagem, a sua história deve detalhar tudo sobre essa amnésia)
Atrapalhado (+1 ponto)
O personagem tem uma coordenação motora ruim, é atrapalhado em determinadas situações. Ele sofre penalidades em testes relacionado a agilidade.Avareza (+1 ponto)
O personagem está sempre preocupado em conservar suas riquezas e sempre busca o melhor acordo possível. Dependendo do gasto que vir a ocorrer, o personagem pode ser submetido a um teste, se fracassar pode se recusar a gastar o dinheiro.Baixa Autoestima (+1 Ponto)
O personagem não tem autoconfiança e subestima suas habilidades. Pode vir a ocorrer que sofre penalidades em testes que seu personagem ache que não terá sucesso (O jogador deve cooperar sempre, narrando tal desvantagem, mas o narrador também irá colocar essa desvantagem ativa sempre que desejar).Briguento (+1 ponto)
O personagem gosta de intimidar as pessoas sempre que for possível fazê-lo impunemente.Cegueira (+3 pontos)
O personagem não enxerga. Ele precisa caminhar mais devagar e com mais cuidado em terreno desconhecido ou precise ser guiado por um companheiro ou animal. Muitas ações são impossíveis para um cego, e em muitas outras você receberá penalidades.Circunspecção (+1 ponto)
O personagem é extremamente sério, nunca entende ou faz uma piada, acha que todos em sua volta é como ele, por isso leva tudo a sério. O personagem recebe penalidades em testes sociais quando a desvantagens ficar evidente.
Código de honra (variável)
Você segue um código rígido que o impede de fazer (ou deixar de fazer) alguma coisa. Por exemplo: seu personagem não mata mulheres, pois acredita que esses atos são injustos. Sempre que você violar um Código recebe uma penalidade de Experiência no final da aventura. Para cada código diferente se ganha um ponto, esse código é escolhido pelo jogador e será avaliado pelo Administrador, para decidir a quantidade de pontos que receberá.Complexo de Culpa (+1 ponto)
Seu personagem se culpa por algo que aconteceu no passado, mesmo não sendo o culpado direto, ele acha responsável pelo acontecimento e as conseqüências que isso causou, esse fato deve ser escolhido pelo jogador.Credulidade (+1 ponto)
Seu personagem acredita em tudo o que ouve. Engolirá a história mais absurda se for contada com convicção. O personagem até poderá não acreditar em determinadas mentiras, mas talvez seja necessário um teste.Curiosidade (+1 ponto)
Sua curiosidade é grande, toda vez que algo lhe chamar a atenção, o personagem ficará com vontade de investigá-lo o mais depressa possível. Essa desvantagem se difere da curiosidade considerada normal de um aventureiro como "o que há nessa caverna", está mais para "o que acontece se eu puxar essa alavanca?".Daltonismo (+1 ponto)
O personagem não é capaz de distinguir nenhuma cor, isso poderá prejudicar o mesmo quando uma situação exige a identificação de cores.Deficiência Física (Variável)
O personagem sofre de uma deficiência física, dependendo do grau do problema os pontos serão maiores. Se o personagem sofrer de alguma deficiência que prejudique sua locomoção, isto é, paralise os membros inferiores, o gasto será +2. Se caso a paralisia for nos membros superiores o gasto será +3. Se o personagem possuir paralisia nos membros inferiores e superiores, então o gasto é +4.Dependentes (Variável)
Um dependente é um NPC por quem o personagem é responsável; Ex: Filho, irmão mais novo, esposa e etc. Um personagem precisa cuidar de seu Dependente. Os pontos da desvantagens depende de como é o dependente, se caso ele é capaz de se defender, isto é, tem capacidade de lutar, o gasto será de +1. Se caso o dependente ser indefeso, ou seja, não tem capacidade de lutar pela sua vida, o gasto é +2 (na maioria das vezes criança ou deficientes).Desatento (+1 ponto)
O personagem não consegue se concentrar em uma só tarefa por mais de alguns minutos. Ele deverá fazer um teste para seguir com sua concentração.
Disopia (+1 ponto)
Com essa desvantagem, o seu personagem enxerga mal. Você pode escolher entre ser míope (não conseguir ver muito bem de longe) ou hipermetrope (não conseguir ver muito bem de perto).
Distração (+1 ponto)
O personagem possui dificuldade de prestar a atenção em qualquer coisa que não seja de interesse imediato. Nesse caso, para prestar a atenção em algo que o circula, o personagem deverá realizar algum teste.Duro de Ouvido (+1 ponto)
O personagem não é surdo, mas perdeu boa parte da audição. Ele sofre penalidade em certos teste referente a essa desvantagem.Excesso de Confiança (+1 ponto)
O personagem acha que é muito mais poderoso, inteligente e /ou competente do que realmente é. Nesse caso cautela não é uma característica muito usada pelo personagem. (O jogador deve narrar tal excesso de confiança).Feiura (+1 ponto)
O seu personagem possui uma aparência abaixo da média, ou seja, ele é feio. Nesse caso em testes em que a beleza é levada em conta, você receberá penalidades.Fobia (Variável)
Uma fobia é um medo de um objeto, criatura ou circunstância específica. Alguns medos são razoáveis, mas uma fobia é um medo mórbido, irracional e ilógico. O personagem deve decidir do que tem medo e assim escolher os pontos da desvantagem, quanto maior os pontos, mais medo ele possuir. Quando se depara com o que mais tem medo, poderá ser que o personagem deva fazer um teste para ver o que ocorrerá depois.Fúria (+1 ponto)
O personagem tende a perder o controle de si mesmo quando submetido a alguma tensão e ataca freneticamente o que quer que acredite ser a causa do seu problema. Haverá testes referente a essa desvantagem dependendo da situação.Gagueira (+1 ponto)
O personagem sofre de gagueira ou algum outro problema de fala. Ele ira sofrer de penalidade em todo teste referente a fala, seja no social, quanto em magias e rituais.Gula (+1 ponto)
O personagem gosta demais de boa comida e bebida. Se tiver a chance, ele sempre se sobrecarrega com provisões adicionais e nunca perderá uma refeição por vontade própria.Hábitos Detestáveis (+1 ponto)
Você possui alguns atos involuntários que chocam e enojam as pessoas, tais como: cuspir o tempo todo, coçar as partes intimas, não tomar banho com regularidade, entre outros.Honestidade (+1 ponto)
O personagem é honesto, obedece as leis e busca sempre dar o melhor de si para que os outros também o façam. Ele também acredita que os outros também são honestos, até que se prove o contrário. (Essa é uma desvantagem pois limita as ações do personagem, assim como torna o mesmo fragilizado em meio a certas situações).Mau Humor (+1 Ponto)
O personagem quase sempre está irritado, zangado, nervoso e de mau humor. Quando alguém fala com o personagem, ele só responde grosserias.Mudez (+1 pontos)
O personagem é mudo, mesmo capaz de emitir alguns sons, não é capaz de gerar certo tipo de comunicação oral. Sendo assim é apenas capaz de se comunicar sem a fala, com gestos ou escrita.Inculto (+1 ponto)
Você viveu por muito tempo em contato apenas com sua cultura, o que o impede de conhecer os costumes de outros povos e raças, nesse caso quando está em meio a outro lugar você pode agir um pouco estranho, comum em sua cultura, diferente para os outros.Indeciso (+1 ponto)
O personagem tem dificuldade para se decidir. Enquanto só existir um caminho para seguir, ele não terá problemas, mas se deve fazer escolhas, ele fica confuso. Dependendo do caso haverá testes referente as escolhas possíveis.Inimigos (Variável)
Seu personagem tem alguma raça, família ou até uma pessoa como inimigo, o grau dessa rixa é dividido em dois veja:
+1 ponto: Seu inimigo lhe causa desconforto ao permanecer perto dele, você tenta fazer de tudo para se afastar de tal criatura. Se for necessário a convivência com tal inimigo, mesmo sendo extremamente difícil, não é impossível.
+2 pontos: Você tem um rival com o qual não resistirá em confrontar quando o vir. Lutar com ele será mais importante do que tudo o mais em volta.Insensível (+1 ponto)
Sue personagem é impiedoso, se não cruel. Ele é capaz de decifrar as emoções alheias, mas apenas com o objetivo de manipulá-las, pois não se importa nem um pouco com o sentimentos e sofrimento.Inveja (+1 ponto)
O peonagem tem uma reação imediatamente ruim diante de outras pessoas que pareça mais inteligente, atraente ou em melhor situação que ele.Luxúria (+1 Ponto)
O personagem sente um desejo incontrolável por romance. Se tiver contato com um membro atraente do sexo oposto (ou do mesmo se for Homossexual), ele tentara dar uma "cantada", quem sabe usando de todos os artifícios que tem. Existe a possibilidade de tentar segurar esse desejo, dependendo do caso, será necessário um teste.Má fama (+1 ponto)
Você é conhecido por seus atos ou sua péssima imagem. Alguns evitam ficar por perto ou, dependendo, até causando-lhe problemas para que vá embora.Personagens Pequenos (+1 ponto)
O personagem possui uma estatura baixa, mede entre 1m a 1,40m, talvez seja uma criança, um Halfling ou um Gnomo (desvantagem racial). Por esse motivo o personagem não consegue utilizar armas de duas mãos, sendo que em alguns casos, armas de apenas uma mão, dependendo do tamanho, deve ser utilizada com as duas.Pesadelos (+1 Ponto)
O personagem é atormentado todas as noites por terríveis pesadelos. Esses pesadelos passam a ser um grande problema para o personagem, já que não consegue dormir de forma satisfatória, e as vezes esses pensamentos podem atormentar enquanto estiver acordado. Os pesadelos podem ou não ter algo haver com a história do personagem, as vezes o Narrador poderá introduzir alguns pesadelos referente ao jogo, dos demais o jogador que irá narrar.Preguiça (+1 ponto)
O personagem sente preguiça de realizar diversos tipos de ações, dependendo do momento e das situações. O personagem com essa desvantagem tem uma preguiça mais avançada que as pessoas comuns, pode até atrapalhar situações importantes, como batalha ou missões. Essa desvantagem é de caráter narrativo, mas poderá ser usada para aplicar testes referente a cada situação.Segredos (Variável)
Seu personagem possui um grande segredo que pode mudar o rumo da história, para pior. Esse segredo deve se manter oculto para não criar consequências negativas. Esse segredo deve ter o personagem como envolvido, para que se for revelado ele sofra tais consequências. Os pontos da desvantagem depende da gravidade do segredo, assim que escolher tal desvantagem deve especificar que segredo é esse, e o avaliador irá dar a pontuação correta.Surdez (+2 Ponto)
O personagem não é capaz de ouvir nada. Qualquer informação deve ser transmitida para ele através de escrita ou gestos. Essa desvantagem poderá gerar penalidades em diversos testes relacionados a percepção ou coisas relacionadas com a audição.Suspeito (+1 ponto)
Tudo o que acontece as pessoas acham que o responsável foi você.Seja um assalto ou assassinato, sempre há algumas pessoas que acham seu comportamento estranho.Teimosia (+1 ponto)
O personagem sempre quer fazer as coisas do seu modo e é uma pessoa difícil de convier. Essa desvantagem pode gerar penalidade nos testes sociais.Timidez (+1 Ponto)
O personagem se sente desconfortável quando há pessoas estranhas por perto. Essa desvantagem pode gerar penalidade nos testes sociais.Vício (Variável)
O seu personagem possui um vício, que pode ser dos mais variados. Os pontos dessa desvantagem depende da intensidade desse vicio, se for algo leve é +1, se for algo mediano é +2, se for vício grave é +3.
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